Tempo para criar um hábito é menor que 21 dias

Dizem que 21 dias é o tempo para criar um hábito. Na verdade, não leva 21 dias para formar um hábito — explica um neurocientista.

Alguns comportamentos são mais fáceis de desenvolver do que outros, mas há essa ideia generalizada de que o tempo para criar um hábito é de 21 dias. Na verdade, é o triplo disso. Hábitos não se formam em três semanas; eles se formam em nove semanas. Veja o que realmente acontece no cérebro quando você está integrando uma nova prática.

Por que o tempo para criar um hábito leva nove semanas

Não descarte completamente o prazo de 21 dias! Não é totalmente aleatório: a marca de três semanas é, de fato, significativa quando se trata de formação de hábitos — ela apenas representa os estágios iniciais.

Leva três semanas para obter picos gama no cérebro, o que significa que podemos reconsiderar os pensamentos sobre os 21 dias. Imagine essas ondas cerebrais como marés menores em uma praia — elas são importantes, pois permitem que novas conexões fluam, mas são fugazes.

Então esses picos gama são um começo importante, mas o cérebro precisa de mais tempo. Para tornar as ondas fortes o suficiente para impactar a mudança de comportamento, precisamos de mais 42 dias.

Teste clínico sobre o tempo para criar um hábito

Foi realizado um teste clínico sobre ansiedade milenar e testou as ondas cerebrais dos pacientes no primeiro dia, dia 21, dia 63, e pontos no meio. Alguns dos participantes que estavam clinicamente deprimidos tinham um cérebro totalmente plano e azul no início do estudo — o que significa muito baixo, como uma linha plana no mar.

Uma vez que eles tinham o gerenciamento da mente, o cérebro tinha ficado cinza em três semanas, o que significa que as ondas estavam fluindo corretamente. O estudo foi sustentável até o fim das nove semanas.

Ansiedade como hábito

Especialistas consideram a ansiedade como um hábito — pode ser irracional, afinal, e pode ser preciso alguma consciência para quebrar o padrão.

Teoricamente, a mesma ciência pode se aplicar a qualquer outro mau hábito, não apenas aqueles pensamentos ansiosos girando através de seu cérebro. No entanto, há outro aspecto vital — e encorajador — para lembrar quando se trata de formação de hábitos: Você pode não perceber conscientemente os efeitos no início.

 Mudanças após o tempo para criar um hábito

Você pode não sentir as mudanças acontecendo em você como você está fazendo a gestão da mente no início. Contudo, a pesquisa mostra que sua mente não consciente e seu corpo sabem antes disso, então as mudanças acontecerão em seu cérebro. Você só terá que confiar no processo por um tempo — bem, nove semanas, para ser exato.

Enquanto os 21 dias marcam um passo importante para a formação de um novo hábito, nove semanas completas são a chave para fazer mudanças sustentáveis. Se você está procurando introduzir uma nova prática em sua vida. Ou talvez, deixar de lado algo que não lhe serve mais, não se sinta alarmado se não for fácil navegar até o limite de três semanas. Pode levar um pouco mais de tempo para criar um hábito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *