Sem tempo na vida: 6 sinais da doença da pressa

Sempre sente que está correndo, ansioso ou correndo atrás de algo? Sem tempo na vida para as coisas boas? Você está constantemente correndo para riscar itens da sua lista de tarefas, fazendo malabarismos com várias tarefas de cada vez, sentindo que está atrasado e ficando sem tempo na vida? Você fica agitado por algum impedimento, por menor que seja, que tente retardar seu progresso? Então você pode estar lidando com a doença da pressa.

A doença da pressa é um padrão de comportamento (não uma condição diagnosticável) caracterizado pela pressa crônica e ansiedade e um senso de urgência persistente e avassalador — mesmo quando não há necessidade de se mover tão rápido.

O termo foi criado por cardiologistas. Na época, eles afirmaram que as pessoas com personalidades tipo A eram mais propensas a problemas cardíacos. A força dessa associação foi mais tarde questionada.

 O que é a doença da pressa?

A doença da pressa é um componente do complexo de personalidade tipo A mais amplo.

Se alguém está cronicamente com pressa, também é muito provável que se seja altamente impulsionado a alcançar pequenos resultados no curto prazo, a ser competitivo e a ser impaciente com os outros.

Como é a doença da pressa

Personalidades tipo A tendem a lidar com a doença da pressa.

Você trata tudo como uma corrida.

Algumas situações exigem que nos movamos com pressa, como por exemplo quando precisamos cumprir um prazo de trabalho importante ou chegar ao aeroporto a tempo de um voo. Outros, no entanto, não. Pessoas com doença da pressa têm problemas para diferenciar quando a agitação é necessária e quando não é.

Se você se encontra tratando mesmo pequenas tarefas cotidianas, como fazer compras, comer ou dirigir como em uma corrida, e qualquer atraso causa sentimentos de ansiedade, você pode estar lidando com a doença da pressa.

Sinais da doença da pressa

Em primeiro lugar, você acha impossível fazer apenas uma tarefa de cada vez. Quando você está lidando com a doença da pressa, multitarefa é o seu sobrenome. Na verdade, focar em apenas uma tarefa – mesmo que por pouco tempo – parece insuportável. Você tentará descobrir o que mais você pode fazer enquanto esquenta seu almoço ou escova os dentes, por exemplo.

Em segundo lugar, você fica altamente irritável ao encontrar um atraso. Ficar na fila do banco, sentar na sala de espera para uma consulta médica ou ficar preso no trânsito realmente faz seu sangue ferver. Você fica ansioso e frustrado no trânsito, mesmo que não precise chegar ao seu destino em um determinado momento.

Em terceiro lugar, você  é o tipo de pessoa que aperta o botão “fechar a porta” no elevador repetidamente. Você fará qualquer coisa para evitar desperdiçar tempo, mesmo que isso te faça parecer meio ridículo. Na metade do tempo, esses botões nem estão conectados a nada além de uma lâmpada. Mas mesmo que funcionassem, economizariam cinco segundos?

Certamente você se sente sempre atrasado. Quando você está lidando 0com a doença da pressa, nunca parece haver horas suficientes em um dia. E não importa o quanto você tenha feito, você sempre sente que está tentando recuperar o tempo perdido e ficando sem tempo na vida.

Eventualmente você interrompe ou fala sobre as pessoas. Sua impaciência não se limita apenas a longas filas e engarrafamentos – ela transborda para seus relacionamentos pessoais, também. Você pode não ser rude, mas você tem o hábito de cortar as pessoas no meio da conversa. Você frequentemente interrompe os outros quando eles falam, especialmente se eles falam lentamente.

Por fim, você está obcecado em verificar as coisas fora da sua lista de afazeres. Você ama a explosão de satisfação que você tem quando você completa uma tarefa e começa a riscá-la de sua lista. Mas essa sensação não dura muito tempo – você rapidamente passa para a próxima coisa.

Erros comuns para quem tem a doença da pressa e fica sem tempo na vida

Mover-se nesse ritmo rápido não te torna mais produtivo. Em vez disso, torna-o mais propenso a erros e a ficar sem tempo na vida.

A doença da pressa aparece como um conhecimento superior do que você precisa fazer, constantemente jogando mais e mais coisas na sua cabeça. Isso pode ser tão exagerado que você realmente acaba esquecendo coisas ou cometendo erros porque você está correndo e pensando na próxima tarefa enquanto faz a sua atual.

Como viver sem tempo na vida pode ser prejudicial ao longo do tempo

Embora esse padrão de comportamento possa parecer produtivo, pode realmente ter um pedágio em várias partes da sua vida.

Mover-se pelo mundo em um estado perpetuamente apressado pode ter efeitos negativos no seu bem-estar físico e mental, seu trabalho e seus relacionamentos, deixando você sem tempo na vida para as coisas que lhe proporcionam alegria.

Por um tempo, o estresse crônico pode enfraquecer seu sistema imunológico e interferir com seu horário de sono e níveis de energia. Os sentimentos implacáveis de urgência também dificultam a permanência, o que pode afetar seu desempenho e humor no trabalho, por exemplo.

Os impactos de quem vive sem tempo na vida

Isso impacta nossos comportamentos, especialmente em relação aos outros e situações que nos atrasam, resultando em sentimentos de fracasso, sendo irritável e hipersensível e, às vezes, irritado e frustrado.

A necessidade de realizar cada vez mais em cada vez menos tempo desvia a atenção e a largura de banda emocional para longe das relações significativas em nossas vidas.

Perdemos a paciência com aqueles que amamos  e que não se movem na mesma velocidade. Desse modo, não estamos presentes com eles, e lutamos para estar conectados e empáticos, pois o apoio emocional aos outros é um caminho que nos leva a uma vida sem tempo. Isso acaba por levar à perda de temperamentos, conflitos e até mesmo rompimentos e consequências.

Conselhos sobre como lidar com a doença da pressa

Considere o que é realmente sensível ao tempo e o que pode esperar

Tratar cada tarefa como uma emergência que deve ser tratada o mais rápido possível é uma receita para o estresse crônico. Priorize o que realmente precisa ser feito e mova os outros itens para o queimador traseiro. Tente pensar no tempo como mais amigo do que inimigo.

A urgência excessiva do tempo é um problema no pensamento. Todo mundo tem alguma pressão para fazer as coisas. No entanto, se você considerar que tudo é igualmente urgente, é provável que você experimente problemas de estresse. Repense sua visão do tempo, como você se relaciona com ele, e o que é realmente importante para você. Coloque eventos e tarefas em uma perspectiva adequada.

Esculpir pequenas janelas de tempo para autocuidado. Então, aumente-as gradualmente à medida que se torna mais confortável

Quando você está lidando com a doença da pressa, relaxar pode não vir facilmente no início. Então comece pequeno: em vez de reservar férias de uma semana, tente reservar uma hora no fim de semana para fazer uma caminhada ou se enrolar com um bom livro.

Use esse tempo para se reconectar com as coisas que você gosta, e deixe os sentimentos flutuarem à medida que você se regenera e fazer algo agradável. Ler, falar, caminhar e meditar são todos exemplos de maneiras que podemos relaxar de uma maneira agradável.

Se você é alguém sem tempo na vida, crie uma rotina noturna

Se você tem dificuldade em desligar o cérebro à noite, estabeleça uma rotina noturna que ajuda você a relaxar e relaxar no sono. Isso pode incluir uma xícara de chá, um banho quente, diários ou o que achar calmante para você.

O sono nos ajuda a nos sentir regenerados e emocionalmente equilibrados, mas se torna o inimigo da velocidade e, pior ainda, é mais difícil de conseguir quando constantemente ansiosos. Encontrar uma rotina vespertina que funcione para gradualmente nos desligar promove melhor qualidade e quantidade de sono, impulsionando tanto nossa recuperação, nosso bem-estar e quão focados estamos no dia seguinte.

Dê a si mesmo tempo para pensar

Quando você está constantemente saltando de uma tarefa para outra, você fica atolado em minúcias, incapaz de ver o quadro geral. Dar tempo para um pensamento profundo pode parecer um desperdício no início. Não é exatamente um item de ação que você pode riscar sua lista de tarefas. Mas é necessário se você quiser trabalhar em direção aos seus objetivos maiores.

Há um ditado que diz: ‘Quando você está lutando contra os jacarés, é difícil lembrar de drenar o pântano’. Hoje, podemos passar a vida inteira lutando contra jacarés — e-mails, chamadas via zoom, redes sociais — e nunca alcançar coisas que nos ajudarão a ‘drenar o pântano’.

Obtenha apoio de entes queridos

Mudar comportamentos profundamente arraigados não é fácil, mas você não precisa fazer isso sozinho. Peça ao seu sistema de suporte para apontar quando você está caindo em velhos hábitos e ajudá-lo a substituí-los por outros mais saudáveis.

Por fim, com o apoio de sua família, de seus colegas e amigos, você pode construir uma base de apoio que possa ajudá-lo a identificar seus padrões e gatilhos, mantê-lo responsável por desacelerar e evitar que você volte a velhos hábitos.

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