Propostas para um mundo melhor

O que podemos fazer para buscar um mundo melhor?

 

A crise atual

É inevitável sair dessa pandemia atual sem nenhuma mudança na rotina de cada pessoa, por conta disso todos precisam repensar em atitudes mais promissoras tanto no trabalho, no lazer ou na rotina diária.

 

A solução para um mundo melhor

A maior solução agora e para o futuro em relação ao trabalho é ter uma especialização com a tecnologia.

Para quem não tem tanto domínio seria interessante buscar alguém que consiga ajudá-lo nesse ponto, por isso uma ideia relevante da parte de muitos que entendem mais sobre o ramo tecnológico, seria optarem por criarem plataformas na internet para expandir pequenos negócios no mercado.

Muitos estabelecimentos não comportam com essa atitude sozinhos, então para aqueles que conseguem dispor a realizarem isso, poderiam firmar uma parceria com esses comerciantes para que o local perdure funcionando.

 

A atitude: buscando um mundo melhor

A atitude relatada pode e deve se tornar mais frequente a partir de hoje bem como a proposta de arrecadação para pessoas carentes também virtualmente.

Cabe apenas uma atitude de bom senso para que isso vire realidade.

Muitos leigos admitem que o Brasil é um país solidário, com isso, torna-se viável a atitude para que com o dinheiro arrecadado, seja destinado para pessoas que passam necessidades.

Organizações não governamentais poderiam partir para essa forma para aumentar a arrecadação e ajuda que elas já realizam tanto a pessoas como também para atitudes de ajuda a florestas e outras.

 

A reflexão

Mais um ponto interessante visando os psicólogos seria da criação de sites de ajuda com pensamentos positivos ou ainda ao menos um pequeno tempo de reflexão diário ou semanal com uma curta palestra de auxílio.

Assim, ao mesmo tempo que poderiam ajudar pessoas, também seriam capazes de promoverem o próprio trabalho deles.

Dessa forma, como tem muitos internautas na rede hoje, supostamente iria acrescer bem mais a procura a estes profissionais.

 

A forma ampla de tentar enxergar o mundo melhor

Olhando para o ponto global, tem-se a necessidade de fazer uso maior dos meios de energia renovável, sustentável e limpo.

Caberia para isso ocorrer, um número expressivo de iniciativas prioritariamente governamentais que atuem para diminuir taxas dos produtos que ajudam essa aderência ambiental.

 

A questão da energia

O chuveiro, que é um grande vilão da energia elétrica, poderia deixar de ser caso tivesse um fator que facilitasse adquirir painéis solares que esquentassem a água ou ainda, como já ocorre em algumas cidades brasileiras, já construírem casas populares com essa tecnologia instalada.

Assim, seria de grande relevância e desafogaria bastante o consumo de energia elétrica.

 

A energia solar: um alternativa para um mundo melhor

Temos também relacionado a energia solar, a produção de ônibus que circulam por meio dessa carga luminosa ou ainda elétricos.

Dessa forma, ajudaria a tornar menos poluente o trânsito com gases que favorecem o efeito estufa.

Essa medida já é realidade na China como exibiu a reportagem do Fantástico no dia 08 de setembro de 2019 mostrando a cidade de Shenzhen localizada mais ao sul do país.

Essa atitude ajuda a usar menos combustíveis fósseis que são altamente poluidores e diminuem a poluição sonora do ambiente.

A reportagem exibe o dado de que o país já tem 25% da sua fonte de energia gerada por meios sustentáveis.

 

Novas formas de organização

Uma forma melhor que pode crescer também levando energia é por meio do aterramento da fiação e não mais pelos postes que comportam uma imensidade de fios que se juntam a fios de internet e telefone fixo poluindo a cidade visualmente.

Sem contar que é complicado manter um controle adequado para que esteja tudo bem feito.

No estado de São Paulo, principalmente nas periferias da capital, encontra-se apenas um emaranhado de fios em uma mesma rede que nem os profissionais sabem corretamente qual tipo de fiação pertence cada um, se é de internet, energia, sinal de TV ou telefone.

Assim, com o aterramento de tudo, não teria que passar por manutenções constantes com fios quebrados, enroscados em árvores e evitaria grandes confusões.

 

O acesso promove um mundo melhor

Outro ponto pertinente que mais do que nunca deve acontecer seria de modificações na grade escolar.

Hodiernamente os empregos estão exigindo cada vez mais o conhecimento em tecnologia.

Então é de suma necessidade que as escolas brasileiras reformulem aulas para que os alunos tenham maior contato com computadores.

Obtendo o acesso gratuito de internet no perímetro escolar, aulas de informática com professores capacitados, lousas digitais que aproximam o aprendizado a tecnologia com vídeos interativos que elucidariam o que o professor está ensinando.

 

O papel do governo

É mais do que necessárias iniciativas do Governo brasileiro para melhorar o saneamento básico no país porque isso compromete muito a vida das pessoas.

O Bom Dia Brasil mostrou uma matéria em julho de 2019 que falava que quase 35 milhões de pessoas não recebem água tratada e que 47,6% da população sofrem sem a coleta de esgoto.

É assustador saber que 5622 piscinas olímpicas de esgoto são lançadas na água cada dia, gera ainda mais aflição conhecer que de 2011 até 2017 apenas aumentou 11% a porcentagem dos municípios que têm tratamento de esgoto passando de 35% para 46%.

 

A fiscalização

É expressamente relevante medidas de fiscalização de municípios, empresas e industrias para que não despejam resíduos poluentes nos rios, sem contar que é importante que cada cidadão passe a olhar de forma mais consciente não jogando lixo nas ruas, na descarga, óleo na pia entre outras coisas.

O que poderia ser feito é aperfeiçoar as técnicas para produzirem mais recipientes recicláveis, pontos de coleta de lixo reciclável em cada Estado.

Para aproveitar mais todo esse lixo que pode ser reaproveitado, iniciativas para valorizarem empresas que atuam no ramo para que elas estejam mais presentes.

 

Os objetos

Algo que deve ser amplamente usado a partir de agora é a impressora 3D que é capaz de confeccionar próteses com baixo custo, equipamento de proteção individual chamado de EPI, objetos que podem ser usados em hospitais, objetos do cotidiano, instrumentos que podem ser doados para escolas entre muitas outras coisas úteis que ela é capaz de realizar.

 

Atitudes na busca de um mundo melhor

Todas as ações relatadas anteriormente são possíveis de serem feitas, desde que cada um colabore com atitudes simples e singelas até as grandes decisões de megaempresas e do Governo em si.

Todos precisam aprimorar cada vez mais as questões humanas convivendo melhor com os demais, juntando ideias, buscando iniciativas mais sustentáveis.

Saber o instante de pedir ajuda, ser solidário, cuidar do meio ambiente, saber escutar o próximo, dar valor ao que já existe e ajudar a preservar, cobrar dos governantes e, mais do que tudo, buscar inspiração e superação ao ver o outro e não a ganância e o individualismo.

 

Esse texto sobre Propostas para um mundo melhor foi criado por Álvaro Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.