Diálogo interno negativo: 3 passos para superar

O que fazer para superar o diálogo interno negativo? Aquele diálogo interior negativo e pessimista que insiste em martelar nossa cabeça. Vamos trazer 3 passos para superar a auto-conversa negativa.

Somos nossos piores críticos. As coisas que dizemos a nós mesmos são muitas vezes muito mais prejudiciais do que o que os outros nos dizem. Lutei contra a auto-conversa negativa durante a maior parte da minha vida, e isso afetou meu humor, nível de energia e produtividade.

O que é diálogo interno negativo

A maioria de nós espera que a vida seja excitante e aventureira, mas nosso crítico interior estraga qualquer coisa boa.

Essa autocrítica traz uma mentalidade de “sim, mas” para o que está acontecendo em nossas vidas no momento. “Sim, é ótimo que você se formou na escola, mas quem vai te dar um emprego?” “Sim, você perdeu dez quilos, mas você vai ganhar novamente em pouco tempo.”

O diálogo interno negativo se recusa a ver o positivo no que está acontecendo, constantemente focando na desgraça e na escuridão. Isso não nos faz favores.

É fácil ceder à autocrítica. Os passos a seguir são maneiras que recomendo meus clientes na terapia que estão lidando com negatividade, por meio da técnica de três etapas.

Reconheça o diálogo interno negativo

Você não pode mudar o que você não reconhece. O primeiro passo para mudar um mau hábito, no caso, superar o diálogo interno negativo, é perceber-nos engajados no comportamento. Você pode querer revistar sobre isso ou tomar uma nota mental quando está acontecendo.

Identifique as emoções por trás do diálogo interno negativo

Quando não sabemos, nossas frustrações e feridas passadas influenciam nosso comportamento atual.

Por trás do diálogo interior negativo está a intenção de evitar decepção, dor e fracasso. Precisamos saber por que nosso cérebro associa a experiência atual com negatividade para quebrar o hábito.

Reenquadre sua visão e experiência atuais

Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), reenquadrar significa entender uma experiência, evento ou ideia de um ponto de vista diferente.

Se nossos cérebros se concentram automaticamente no negativo, precisamos nos reenquades para ver o lado positivo do que está acontecendo.

Pense novamente nos meus dois exemplos acima. Avalie como está sua voz interior negativa ou voz interior pessimista.

Pode levar algum tempo para encontrar um emprego recém-saído da escola, mas essa informação não diminui sua realização! A superação é um marco significativo para você deixar de ter um diálogo interno negativo.

Perder 10 quilos não garante que você estará sempre fisicamente em forma. Ainda assim, você não pode desacreditar o fato de que você perdeu esses 10 quilos.

Reenquadrar nossa percepção defeituosa nos capacita a ter uma visão realista do que está acontecendo. Também nos salva da montanha russa emocional que experimentamos diariamente.

O incentivo para você por hoje é parar e prestar atenção em que tipo de coisas você diz a si mesmo. Em seguida, use a técnica de três etapas acima para reformular esses pensamentos negativos com os positivos.

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